Sobre Sapopemba

Bairro de Sapopemba

Sapopemba é um bairro situado na zona leste da cidade brasileira de São Paulo.

Foi oficialmente fundada em 26 de junho de 1910, sendo elevada à condição de bairro no ano de 1985, quando foi desmembrada de Vila Prudente. A história de Sapopemba está viva na memória de seus moradores mais antigos. O primeiro nome dado à região pelos imigrantes italianos foi Monte Rosso, devido à terra vermelha, própria para a agricultura e fabricação de telhas e tijolos. Depois veio o nome Sapopemba, originário da árvore Sapopema, espécie comum na Amazônia que desenvolve raízes de até 2 metros de altura ao redor de seu tronco.

Todavia, foram os portugueses os responsáveis pelo povoamento do bairro, que transformaram as grandes extensões de terras férteis em chácaras de plantação de verduras. Américo Colaço Secco, morador da região desde 1923, conta que os filhos sempre ajudaram no trabalho da roça: "Tudo o que plantávamos era vendido no mercado da Rua da Cantareira, próximo do Parque Dom Pedro", lembrando o tempo em que o local era todo de madeira.

José Annes é outro morador com história para contar. Ele diz que em 1924, durante os 28 dias da Revolução, foi expulso de casa com sua família pela artilharia carioca e mineira, e teve que fugir em carros de boi. Segundo Annes, a agricultura foi introduzida na região pelos imigrantes portugueses. "As pessoas que moravam aqui viviam de cortar as árvores que já existiam e vender os feixes de lenha para as padarias do Belém", afirma.

O evento mais importante da história do Bairro de Sapopemba foi a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal em 1931. Encomendada por João Alves Pereira, a imagem só foi liberada pela alfândega depois que uma comissão de moradores pagou 3 contos de réis, valor que Pereira não dispunha. "Cada um deu o que podia, mas todos contribuíram", conta Secco, filho de um dos integrantes da turma que pagou a taxa alfandegária.

Aí então, uma procissão grandiosa levou a estátua da santa até Sapopemba. "O grupo que carregava a imagem partiu da Rua Padre Lino, na Quarta Parada, e outro saiu da Igreja de São Roque, onde hoje é a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e São Roque", afirma Annes, lembrando os momentos que viveu aos seus 16 anos. O encontro dos dois grupos aconteceu na Capela de Santa Cruz, na Estrada da Barreira Grande.
Mais tarde, ao lado da antiga Igreja de São Roque, foi erguido um santuário para a imagem da santa.

Quem é morador do local há mais de 20 anos, percebe o quanto a qualidade de vida no local evoluiu. Basta chegar na altura do número 8500 da Avenida Sapopemba - a terceira maior do mundo em extensão - para descobrir que isso é realidade. Para os vizinhos da Zona Leste de São Paulo, ela é conhecida como uma região excelente para compras e visitação religiosa.

O local, povoado em sua maioria por imigrantes italianos e portugueses, tem na igreja matriz uma homenagem à Nossa Senhora do Rosário, muito aclamada em Portugal. Possui uma imagem da Santa do Rosário, padroeira de nossos descobridores, vinda para cá em 1921. Sua arquitetura possui vitrais belíssimos e a nave azul da igreja pode ser vista à longa distância na Zona Leste. Seu ossário, ambiente de paz e calma durante todo o dia, possui uma capela pequena e aconchegante. É um refúgio ao corre-corre da avenida central.

A tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário, completa seus 77 anos em 2006 e acontece durante todos os finais de semana de maio. A comunidade local prestigia o evento, que já foi maior, mas que ainda hoje é motivo de mobilização de todo o bairro. Não há quem não traga na memória boas recordações da festividade nos anos 70, 80 e 90, quando as caravanas marcavam presença na comemoração.

O mercado municipal Antonio Gomes fica próximo à paróquia. É uma construção recente, de 1992, mas seu estacionamento abriga um patrimônio natural: uma árvore da espécie paineira, uma das origens do nome do bairro. Oferece o típico pastel de feira e outros produtos alimentícios.

O principal atrativo cultural é a escola de samba Combinados de Sapopemba. Fundada em 12 de Dezembro de 1984, desfila pelo grupo de acesso do carnaval paulistano. Homenageando Inesita Barroso, integrante da ala de compositores desde então, a Combinados foi campeã pela primeira vez em 1992. De lá pra cá, muitos artistas passaram por seus desfiles como Jair Rodrigues, Maurício de Souza, Tonico e Tinoco e muitos outros. Os ensaios podem ser conferidos a partir de novembro, na sua própria quadra.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Sapopemba na cidade de SP.

Blog do Guia do Bairro de Sapopemba

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Sapopemba por e-mail
 

Dados Principais sobre Sapopemba

População 296.042 hab. (2010)
Renda média R$ 724,70
IDH 0,786 - médio
Subprefeitura Vila Prudente
Região Administrativa Leste
Área Geográfica 5

Vídeo sobre o bairro Sapopemba
Veja mais vídeos sobre o Bairro de Sapopemba

Mapa Sapopemba - Ver outros: Mapa São Paulo

 

Moradores ilustres de Sapopemba

 

   

  Sobre o EncontraSapopemba
Fale com EncontraSapopemba
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Sapopemba no Facebook siga o Encontra Sapopemba no Twitter Encontra Sapopemba no Google+


Termos EncontraSapopemba | Privacidade EncontraSapopemba